Guia da Semana

A Dieta Paleolítica, também conhecida como dieta Paleo, promete redução grande de peso em pouco tempo, e atualmente, é o que a maior parte das pessoas querem. Se você achou o nome dela estranho, saiba que é isso mesmo o que você está pensando: uma dieta das cavernas.

Essa dieta é caracterizada por uma alimentação com base em proteínas, parte do princípio de como viviam os homens da caverna, com uma alta ingestão de carnes, já que a base alimentar era da caça e da coleta e não existiam produtos industrializados como hoje em dia.

A dieta paleolítica tem restrições?

Como em qualquer dieta restritiva, é preciso ter cautela. Segundo a nutricionista Maria Fernanda Vischi D´Ottavio, do Clinic Check-up HCor (Hospital do Coração), aumentar o consumo de carnes no dia a dia, sem pensar se a carne tem alto teor de gordura, pode impactar sobre o aumento de colesterol, por exemplo. Ainda segundo a especialista, dietas com altos valores proteicos estão associadas ao aumento de ácido úrico e sobrecarga renal.

A redução de peso na dieta paleolítica é devido ao estado metabólico chamado de cetose. A partir dos carboidratos fornecemos glicose ao corpo, que é a nossa maior fonte energética, faltando energia o organismo busca outra via metabólica para suprir essa necessidade, que é a degradação de gorduras formando corpos cetônicos, que também são fontes energéticas.

Seria muito simples eliminar a gordura dessa maneira, porém há armazenamento de glicose no músculo e no fígado, exatamente para consumirmos em situações de jejum prolongado ou redução de carboidratos. Neste processo de utilização dos estoques de glicose é liberado água, pois a glicose retém água para ser armazenada no músculo e no fígado, por isso no inicio a dieta paleolítica promove uma grande redução de peso, mas não decorrente da gordura, e sim da água.

Posso aderir à dieta paleolítica com saúde?

Sim, basta ter um acompanhamento de um profissional e não cometer exageros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de no máximo 30% de proteínas no dia, por isso um consumo “à vontade” de carnes não é aconselhável.

Depois de consultar um especialista, você pode saborear algumas das receitinhas paleo sem medo e com saúde, confira!

Atualizado em 16 Nov 2015.