Guia da Semana

São Paulo é recheado de opções gastronômicas, e apesar disso ser maravilhoso, parece que acabamos deixando de aproveitar muitas coisas pela quantidade de restaurantes, bares e estabelecimentos gastronômicos que existem por aí.

Com tanta comida boa pra provar, o Guia da Semana te ajuda com uma seleção de 10 coisas que você precisa comer em SP pelo menos uma vez na vida. Assim fica mais fácil de montar seu roteiro de lugares imperdíveis! Quantas destas guloseimas será que você já provou? Confira:

Sanduíche de Mortadela do Mercadão

A fama do lanche de mortadela do Mercadão não é à toa. Para quem gosta de lanches ogros e – MUITO – bem recheados o Mercado Municipal de São Paulo é o local certo. Com mais de 200 gramas de mortadela fatiadas bem fininhas, o sanduíche existe por lá desde a sua inauguração. Desde então, o lanche foi ganhando novas versões e é possível incluir novos ingredientes. Um dos boxes mais disputados com o famoso lanche é o Hocca Bar, mas há também outras opções. Só esteja preparado para uma longa espera no almoço.

Rua da Cantareira, 306 - (11) 3228-0673 Leia mais

Pastel de Nata da Casa Mathilde

O nome Casa Mathilde está ligado à Fábrica das Queijadas Mathilde fundada em 1850 por Mathilde Soares Ribeiro, em Ranholas. A marca foi adquirida por um dos sócios da Casa Mathilde, atualmente fundada por quatro empresários portugueses. O local, no centrão de São Paulo, serve uma gama de doces portugueses, como o Pastel de Nata, Pastel de São Bento, Queijadinha e muitos outros. O local é a parada perfeita depois de um passeio pela região central de São Paulo.

Praça Antônio Prado, 76 - (11) 3106-9605 Leia mais

Bolinho de Feijão (Imagawayaki) da Feira da Liberdade

Além de barracas com comidas deliciosas, como yakisoba e yakibifun (macarrão de arroz) takoyaki e ebiyaki (bolinhos de polvo e camarão), guioza, tempurá, oferece o famoso imagawaki (bolinho de feijão Azuki) que é feito na hora em uma chapa apropriada, sendo uma panqueca grossa com o doce de feijão dentro - sucesso no local.

Praça da Liberdade, s/n - (11) 3208-5090 Leia mais

Coxinha do Veloso

A coxinha do Veloso é uma das mais famosas de São Paulo. Frita na hora, ela tem uma casquinha crocante e massa fininha, além de recheio generoso e bastante cremoso. Ainda acompanha uma pimentinha para deixar tudo ainda melhor.

Rua Conceição Veloso, 56 - (11) 5572-0254 Leia mais

Lanche de Pernil do Estadão

A lanchonete do Estadão destaca-se por funcionar durante 24 horas, de segunda a segunda, sempre lotada. O nome veio por ficar ao lado do antigo prédio do jornal O Estado de S. Paulo. A casa é famosa pelo lanche de pernil, que vem acompanhado de tomate, pimentão e cebola no pão francês - sucesso da casa e entre os fregueses.

Viaduto Nove de Julho, 193 - (11) 3257-7121 Leia mais

Dadinhos de Tapioca do Mocotó

O tradicional Mocotó. Inaugurado em 1973, o restaurante recebe influências de seu fundador, o pernambucano José de Oliveira, que trouxe toques da gastronomia nordestina para a casa. No cardápio, diversos pratos imperdíveis do premiado chef Rodrigo Oliveira, destaque para o escondidinho de carne-seca, o baião-de-dois e o atolado de vaca, que leva carne de panela cozida com mandioca, tomatinho, cebolinha e azeitona verde. Mas não saia de lá sem provar os incríveis dadinhos de tapioca, que é servido com geleia de pimenta e é uma boa para enganar a fome enquanto você espera na longa fila do restaurante.

Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 - (11) 2951-3056 Leia mais

Cannoli do Sr. Antônio Garcia na Rua Javari

O cannoli do Juventus já é tão tradicional que é impossível assistir a um jogo no Estádio Conde Rodolfo Crespi, o Estádio do Juventus, e não provar o famoso cannoli do Seu Antônio. As vendas começam no intervalo das partidas e se estendem até o tabuleiro esvaziar. Há quem diga que tem gente que vai até o local mais pelo cannolo do que para assistir aos jogos, afinal, são mais de 50 anos vendendo cannoli no local.

Rua Javari, 117 Leia mais

Pastel da Maria no Pacaembu

O Pastel da Maria, eleito em 2010 o melhor pastel de São Paulo em concurso da prefeitura em feiras da cidade, está localizado no bairro de Pinheiros, em um ambiente simples que lembra uma feira. O cardápio, com mais de 20 sabores, conta com pasteis de carne, carne-seca e chocolate. Para quem gosta das versões gigantes, destaque para o de frango com catupiry.

Praça Charles Miller, s/n° Leia mais

Bolinho de Bacalhau do Estádio da Portuguesa

Para muitas pessoas, ir ao Estádio assistir uma partida do seu time de futebol é programa sagrado. Entretanto, um dos Estádios de São Paulo possui um atrativo que vai além do campo e, sem dúvidas, deixa qualquer jogo ainda mais gostoso. Tradição lusitana, os bolinhos de bacalhau da Portuguesa são sucesso em todas as partidas e fazem parte do ritual de muitos que visitam o local. Instalado na parte interna do Canindé, o restaurante funciona há três décadas e, apesar de possuir outros tipos de alimentos, o carro-chefe são os bolinhos.

Rua Comendador Nestor Pereira, 33 - (11) 2125-9400 Leia mais

Pizza Napolitana do Eataly

No restaurante La Pizza, no Eataly, as pizzas são preparadas bem na frente dos clientes com direito a pizzaiolos vindos da Itália. No Eataly, a pizza é feita no estilo napolitano: a crosta deve ser alta e macia, a massa deve ser deixada para crescer por pelo menos 24 horas, e os ingredientes devem refletir a generosidade do Mediterrâneo. As pizzas aparecem em nove sabores e são feitas por três pizzariolos napolitanos. A marguerita custa R$ 25.

Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1.489 - (11) 3279-3300 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 9 Set 2016.