Guia da Semana

Um país de tamanho relativamente pequeno, mas com uma gastronomia tão vasta e marcante. Portugal tem pouco mais de 92 km² (para se ter ideia, o Estado de Santa Catarina tem 95.346 km²), se comparada ao tamanho do Brasil, a nação portuguesa fica muito pequena. Porém, a culinária deles, assim como tantas outras características, se enraizaram no nosso país.

A base da culinária ali existente era a gastronomia herdada dos romanos, por tradição Mediterrânea. O vinho - devido ao cultivo de uva dos romanos -, o pão e o azeite eram ali consumidos. Bacalhau, azeitonas pretas e os doces maravilhosos, que tal se sentir em Portugal sem sair de São Paulo?

O Guia da Semana listou um roteiro com lugares incríveis para apreciar a culinária portuguesa em São Paulo. Tem de Bacalhau a Gomes e Sá a Pastel de Nata. Confira!

Bacalhoeiro

O restaurante é inspirado nos vinhedos de Portugal, com grandes arcos entre pilares e azulejos de estilo português. No cardápio, as sugestões de entradas são as Lulas à Servilhana, lula empanada com molho, e os pasteizinhos de bacalhau. Entre os pratos principais, destaque para o Bacalhau à Lagareiro com batatas ao murro, acompanhado por brócolis e tomate.

Rua Azevedo Soares, 1580 - (11) 2293-1010 Leia mais

Trindade

Em elegante casa no Itaim, o restaurante Trindade mantém a tradição da cozinha portuguesa com um toque moderno. Pratos clássicos como o camarão com lâminas de alho e azeite e lascas de bacalhau e o Bacalhau Nunca Chega (bacalhau desfiado, azeitonas pretas e presuntos) sofisticam o cardápio. No cardápio se encontra também o clássico Bacalhau a Gomes de Sá (foto). Também são servidos cremes e sopas tradicionais como o Caldo Verde e a Sopa de Salmão. Para sobremesa, o mousse de chocolate na colher de pau é um dos mais de 10 tipos de receitas portuguesas e brasileiras.

Rua Amauri, 328 - (11) 3079-4819 Leia mais

A Bela Sintra

O restaurante A Bela Sintra, famoso pela elegante decoração em cobre, madeira, pedras e espelhos, possui um cardápio com mais de 10 opções de bacalhau. Entre elas está o Bacalhau bela Sintra, que é grelhado acompanhado de purê de batata com azeitona e ervas, por R$ 58 no almoço e R$ 120 no jantar.

Rua Bela Cintra, 2325 - (11) 3891-0740 Leia mais

Rancho 53

Dentre as opções do menu, destaque para o bacalhau da Madeira, assado com batata, alcachofra, brócolis, tomate, pimentão e azeitona. Para harmonizar, o restaurante conta com uma adega com cerca de 100 rótulos de vinhos nacionais e importados.

Rodovia Castelo Branco, km 53 - (11) 4136-1381 Leia mais

O Bacalhau do Porto

O restaurante possui um cardápio com divarsas opções de bacalhau. Entre as sugestões, estão o bacalhau à Gomes de Sá, lascas cozidas e depois levadas ao fogo no azeite, com cebolas e batatas fritas em rodelas ou em cubos, azeitona preta e ovo cozido, e o À Moda Antiga, com lascas ao molho vermelho, favas portuguesas e pimentões sortidos.

Rua Vergueiro, 8333 - (11) 2063-6502 Leia mais

Tasca da Esquina

O restaurante é famoso por unir quitutes tradicionais e contemporâneos da gastronomia lusitana com produtos nativos do Brasil. Para a refeição principal, destaque para o bacalhau ao forno.

Alameda Itu, 225 - (11) 3262-0033 Leia mais

Rancho Português - Leitão à Bairrada

O cardápio conta com pratos salgados e sobremesas típicos portugueses, como Leitão à Bairrada, Bolinho de Bacalhau e Pastel de Nata. A casa conta ainda com duas adegas que contemplam mais de 700 rótulos de vinhos portugueses e com um empório repleto objetos de decoração, louças portuguesas e diversos produtos alimentícios.

Avenida dos Bandeirantes, 1051 - (11) 2639-2077 Leia mais

Casa Mathilde

O nome Casa Mathilde está ligado à Fábrica das Queijadas Mathilde fundada em 1850 por Mathilde Soares Ribeiro, em Ranholas. A marca foi adquirida por um dos sócios da Casa Mathilde, atualmente fundada por quatro empresários portugueses. O local, no centrão de São Paulo, serve uma gama de doces portugueses, como o Pastel de Nata, Pastel de São Bento, Queijadinha e muitos outros.

Praça Antônio Prado, 76 - (11) 3106-9605 Leia mais

Manteigaria Lisboa

A Manteigaria Lisboa é comandada pelo chef e empresário português Duval Pestana, atualmente dono de quatro restaurantes. A receita dos pastéis do chef Duval está guardada a sete chaves. Ele só revela que a receita não utiliza gorduras em excesso e saturadas e, por isso, sua versão contemporânea tem baixo índice calórico. O delicado docinho é produzido em larga escala e sempre à vista do cliente.

Rua Pamplona, 674 - (11) 3284-9900 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 23 Ago 2018.