Guia da Semana

Que tal fazer um passeio cultural por São Paulo e aproveitar para conhecer deliciosos restaurantes? Imagine ir conferir uma exposição na Galeria Vermelho e depois almoçar no restaurante Sal, que fica praticamente do lado? Não parece que um programa complementa o outro?

Mas esse não é o único caso de "passeio dois em um" em São Paulo. Quer ver mais dicas? Então confira:

INSTITUTO TOMIE OHTAKE + SANTINHO/LANCHONETE DA CIDADE/BREWDOG

O Tomie Ohtake é um dos museus mais gostosos de São Paulo. Além de receber mostras incríveis e possuir um espaço expositivo com oito salas de exposição, quatro ateliês, uma sala de seminário e outra de documentação (com todos os ambientes integrados por um grande hall) também oferece para quem passa por lá uma das melhores lojinhas de museus, a qual disponibiliza livros e DVDs raros, com peças artísticas de decoração incríveis e independentes da mostra que está em cartaz.

Entretanto, a dica para quem visita o Tomie é aproveitar para almoçar no Santinho, restaurante que fica no andar térreo do local. Marcado pela cozinha contemporânea com toque de comida brasileira, o local é comandado pela chef Morena Leite. No cardápio, são dez opções variadas de salada, cinco tipos de grãos e cinco tipos de leguminosas, além de uma variedade enorme de carnes, peixes e aves. Massas e tapiocas também são preparadas na hora estão entre as opções.

Para quem gosta de hambúrguer, outra opção é atravessar a rua e comer na Lanchonete da Cidade. Em ambiente descolado e urbano, e com um cardápio, agora assinado por Benny Novak, recheado de receitas, o local oferece hambúrgueres e sanduíches deliciosos, preparados com cortes nobres de carne e produzidos internamente, desde a limpeza e moagem da carne, até a montagem e formatação do prato. Também oferece comidas, petiscos e sobremesas incríveis.

Já para os fãs de cerveja, a dica é ir ao Tomie e atravessar a rua para ir no Brewdog, cervejaria escocesa com clima descontraído que oferece diversos rótulos e chopes exclusivos feitos por cervejarias brasileiras convidadas.

Serviços:

TOMIE OHTAKE

Endereço: Avenida Faria Lima, 201, (Entrada pela Rua dos Coropés, nº 88)
Telefone: (11) 2245-1900
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita - *Algumas exposições têm entrada paga. Consulte a programação para mais informações.

SANTINHO

Endereço: Dentro do Instituto Tomie Ohtake, andar Térreo
Telefone: (11) 3034-4673
Horário de funcionamento: Fechado às segundas-feiras. Só funciona no almoço.

LANCHONETE DA CIDADE

Endereço: Rua dos Coropés, 51 - Pinheiros
Telefone: (11) 3819-0229
Horário de funcionamento: Segunda, das 12h às 15h e das 18h às 00h; Terça a Quinta, das 12h à 01h; Sexta e Sábado, das 12h às 02h e Domingo das 12h às 00h

BREWDOG

Endereço: Rua dos Coropés, 41
Telefone: (11) 3032-4007
Horário de Funcionamento: de Segunda a Quarta, das 18h às 00h; Quintas, das 18h à 1h; Sextas, das 18h às 2h; Sábados, das 14h às 2h e Domingos, das 15h às 23h.

GALERIA VERMELHO + RESTAURANTE SAL GASTRONOMIA

Aos amantes da arte, mais uma dica boa de passeio casadinho é visitar a Galeria Vermelho e depois comer no Restaurante Sal Gastronomia. A Galeria tem mais de dez anos de existência e representa muito mais do que um simples espaço expositivo. O local catalisa o que há de mais recente e inovador na arte atual, e, sem dúvida, é uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, incentivando novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes ou já estabelecidos.

Próxima ao local, o Sal Gastronomia, sob comando do reconhecido e renomado Chef Henrique Fogaça, oferece pratos autorais com muita personalidade, elaborados com ingredientes de qualidade.

Serviços:

GALERIA VERMELHO

Endereço: Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis
Telefone:(11) 3138-1520
Horário de Funcionamento: de Terça a Sexta, das 10h às 19h; Sábados, das 11h às 17h

RESTAURANTE SAL GASTRONOMIA

Endereço: Rua Minas Gerais, 352 - Higienópolis
Telefone: (11) 3151-3085
Horário de Funcionamento: de Segunda, das 12h às 15h; Terça e Quarta, das 12h às 15h e das 20h às 23h30; Quinta e Sexta, das 12h às 15h e 20h às 00h; Sábado, das 12h às 17h e 20h às 00h.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA + CALÇADÃO URBANÓIDE

Com mais de vinte anos de história, no ponto antes ocupado pelo Cine Majestic, a unidade do Espaço Itaú de Cinema da Augusta virou reduto dos cinéfilos de São Paulo. Na parede do saguão principal, Oscarito e Grande Otelo dão as boas-vindas a quem chega, numa foto que já se tornou referência do lugar. Na programação, filmes do circuito alternativo, produções independentes, longas nacionais e europeus... Um prato cheio para quem quer fugir dos filmes blockbusters e ama uma obra com olhar diferenciado.


Alguns números abaixo, o Calçadão Urbanóide parece convidar quem sai de uma sessão para comer e beber. Para quem ainda não conhece, o local é uma praça de gastronomia descolada com vários food trucks, que oferece pratos e lanches seletos ao ar livre.

Serviço:

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA

Endereço: Duas entradas - Rua Augusta, 1.475 (Salas 1, 2 e 3) ou Rua Augusta, 1.470 (Anexo, salas 4 e 5) - Consolação
Telefone: (11) 3288-6780
Horário de Funcionamento: O horário de funcionamento varia conforme a programação semanal de filmes

CALÇADÃO URBANÓIDE

Endereço: Rua Augusta, 1291
Horário de Funcionamento: Domingo, Segunda e Terça, das 11h às 22h; Quarta a Sábado, das 11h às 22h

CHEZ MIS + MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

O Museu da Imagem e do Som é, sem dúvida, um dos grandes tesouros da cidade. Cinema, fotografia, vídeo, som, televisão, artes gráficas e novas mídias são encontrados no acervo, instalado em um prédio da década de 1970, que também recebe grandes mostras temporárias.


O museu também abriga o restaurante Chez MIS, que reúne pratos da cozinha mediterrânea e ingredientes orgânicos. O cardápio é criado pelo chef Leo Botto e traz opções para almoço, jantar e café da tarde. O ambiente, tão incrível quanto os pratos, é feito de mesas de ônix, sofás de couro e paredes de vidro, que dão um tom sofisticado ao local que, de quebra, ainda tem vista para o jardim do museu.

Serviço:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

Endereço: Avenida Europa, 158
Telefone:
(11) 2117-4777
Horário de Funcionamento:
Terça a sábado, 12h às 22h; domingo, 11h às 21h

CHEZ MIS

Endereço: Avenida Europa, 158
Telefone: (11) 3467-3441
Horário de Funcionamento: de Terça a Sexta, das 12h às 00h; Sábado, das 12h30 às 00h; Domingo, das 12h30 às 17h.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 15 Jul 2016.