Guia da Semana

As férias podem já ter acabado, mas ainda temos visitantes ilustres pelo mar brasileiro. Mais de 15 mil baleias jubarte estão de passagem pelo litoral daqui desde o final de julho e devem permanecer até novembro.

Os mamíferos fogem da água gelada e do rigoroso inverno dos mares da Antártica e escolhem o litoral baiano e também de Santa Catarina para procriação e amamentação dos filhotes. O local favorito das baleias é Abrolhos, mais precisamente onde faz parte do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, na Bahia. As condições climáticas do mar da cidade atraem quase 90% das baleias jubarte que para o Brasil nessa época.

As baleias jubarte tornaram-se atrações por onde estão por serem muito dóceis e fáceis de ser vistas. Elas podem medir até 16 metros de comprimento e pesar até cerca de 40 toneladas.

As empresas de turismo não perderam tempo e há saídas guiadas por monitores para observação das baleias em diferentes praias baianas. Nesta época do ano, o Parque de Abrolhos recebeu cerca de 4 mil turistas e a expectativa é que esse número aumente em 2015.

Quem deseja encontrar as baleias jubarte deve procurar alguma agência de turismo especializada. No site do Projeto Baleia Jubarte estão as empresas indicadas e outras informações sobre a norma do instituto.

Já pensou em turbinar sua viagem para o litoral da Bahia conhecendo e avistando de perto as baleias jubarte? O Guia da Semana indica quais as praias que possuem pontos de saída para observar as baleias. Confira a lista:

PRAIA DO FORTE

Para avistar baleias jubarte na Praia do Forte, a agência Portomar organiza passeios. Interessados podem ligar para o telefone: (071) 3676-0101

Praia do Forte na Bahia

ITACARÉ

Que tal um passeio por Itacaré para ver baleias jubarte? Para os interessados em agendar, a agência é "Itajubarte" pelo email: [email protected] e telefone: (073) 9122-2810

Praia de Itacaré na Bahia

BARRA GRANDE

Em Barra Grande, também é possível ver baleias jubarte. Para agendar um passeio, o telefone é (073) 3258 6122

Praia de Barra Grande, na Bahia

MORRO DE SÃO PAULO

Quem organiza os passeios para ver baleias jubarte em Morro de São Paulo é a Rota Tropical. Interessados devem ligar para (075) 3652 1551

Morro de São Paulo

PORTO SEGURO

Para avistar baleias jubarte em Porto Seguro, a Cia do Mar prepara passeios para turistas e interessados. Clique aqui e acesse o site ou pelo telefone: (073) 8802 -1110

Porto Seguro

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 3 Set 2015.